top of page

Microempreendedor Profissional - Modelo que Beneficiará Arquitetos e Engenheiros

Atualizado: 29 de jan. de 2024


Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar n° 55/2022, que trata da criação do Microempreendedor Profissional.


Esse projeto é muito interessante para os Arquitetos e Engenheiros, pois cria um modelo de tributação simplificado para esses profissionais que, atualmente, não podem ser Microempreendedores Individuais.


A tramitação do Projeto se dá pelo regime de urgência, e, caso ele seja aprovado nos termos originais, dará aos Arquitetos e Engenheiros o direito de recolher impostos de apenas 5% (cinco por cento) sobre a receita bruta auferida com a prestação de serviços.


Essa condição ficará reservada aos profissionais que faturem até 240 mil reais ao ano e será permitido aos Microempreendedores Profissionais contratar até dois empregados.


O imposto de 5% representaria uma desburocratização das atividades de gestão dos escritórios de arquitetura e engenharia, substituíndo diversos outros tributos hoje incidentes sobre as atividades, como o IRPJ, a Constribuição para a Seguridade Social, o ICMS e o ISS.


Hoje, pequenos prestadores de serviço dessas áreas podem desembolsar até 15,5%, pela tabela do Simples Nacional.


Para acompanhar a tramitação do Projeto, você pode consultar o link a seguir e ficar atento às publicações dos meus canais de comunicação:



Ah, e se você quiser demonstrar o seu apoio à aprovação do Projeto, pode responder à enquete disponível no mesmo link de acompanhamento.



 
 
 

Comentários


Post: Blog2 Post

©2025 por Amanda Huppes. Todos os direitos reservados.

bottom of page